Notícias
Projeto busca fortalecer organismos de certificação orgânica no semiárido
Os Sistemas Participativos de Garantia (SPGs)/Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade Orgânica (OPACs) vêm se consolidando como uma organização de base da agricultura familiar para fortalecer o modelo de desenvolvimento inclusivo e regenerativo, considerando aspectos econômicos, sociais e ambientais. Os produtos orgânicos com essa certificação podem ser comercializados no Brasil em supermercados, lojas e feiras, e igualmente reconhecidos em relação aos em regime de auditoria.
A nova publicação que está disponível neste site destaca os aspectos organizacionais e funcionais dos SPGs/OPACs, organizações apoiadas pelo Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos, coordenado pela Diaconia e com apoio de várias instituições, entre elas o FIDA. O foco principal do Projeto é fortalecer esses organismos para que possam promover a produção com certificação orgânica para melhoria da qualidade de vida das famílias agricultoras no semiárido do Nordeste do Brasil.
Na experiência do ‘Algodão em Consórcios Agroecológicos’, além de sua função principal, o SPG/OPAC também desenvolve outras funções, como a gestão, construção e disseminação do conhecimento. Neste aspecto, o conhecimento sobre o cultivo agroecológico e certificação orgânica participativa nas Unidades Familiares Produtivas (UFPs) são tratados como um aspecto importante da sustentabilidade do sistema.
A publicação tem como objetivo disseminar conhecimento das estratégias de sustentabilidade, maturidade organizacional, eficiência e autonomia na condução de suas funções e longevidade. Leia e divulgue!