Adicionar ao carrinho

aguarde

retirando do carrinho

Notícias

UFV lança curso sobre Sistemas Agroflorestais em Regiões Semiáridas com foco na capacitação de profissionais

A Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com o IPPDS/AKSAAM e o FIDA, está oferecendo o curso Sistemas Agroflorestais em Regiões Semiáridas, com carga horária de 100 horas e ministrado na modalidade a distância pelo portal EAD da UFV. O curso é voltado para profissionais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), professores e técnicos de Escolas Família Agrícola (EFAs) de toda a América Latina e Caribe. O objetivo é capacitar os participantes na concepção, instalação, manutenção e avaliação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), com foco nas regiões semiáridas e na agricultura familiar.

O conteúdo do curso abrange desde a introdução aos SAFs e sua base ecológica até o manejo, monitoramento e avaliação desses sistemas. Entre os temas abordados, estão também o processo de obtenção de insumos e equipamentos, o desenho de SAFs e a promoção da agroecologia em comunidades de agricultores familiares do semiárido, além de estudos de caso e acesso a financiamentos para projetos em SAFs.

O curso é autoinstrucional, ou seja, sem o acompanhamento de professores ou tutores, e composto por aulas gravadas e materiais de leitura. Para receber o certificado, os participantes deverão concluir todos os três módulos no prazo máximo de 120 dias e obter um aproveitamento igual ou superior a 60% nas avaliações. As inscrições podem ser no Portal da EAD ou pelo link: https://portalead.cead.ufv.br/...