Notícias
Governo brasileiro e FIDA mantêm forte aliança de colaboração na G20
O G20, ou "Grupo dos Vinte", é um grupo que reúne os países com as maiores economias do mundo, realizando anualmente encontros de seus Estados-membros a fim de discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais. Em 2024, o responsável pela presidência do G20 é o Brasil e, com o país se tornando centro das atenções globais, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) reforça seu propósito, desempenhando um papel importante na criação de soluções para o investimento na população rural.
Os temas priorizados e as reflexões geradas no âmbito do G20 são essenciais no atual contexto mundial, no qual o panorama geral continua a ser alarmante: mesmo com números menores, dados recolhidos no último relatório sobre o Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI) apontam que 733 milhões de pessoas ainda dormem com fome, e uma em cada 11 pessoas sofre de grave insegurança alimentar na atualidade. Na América Latina, esse cenário se agrava ainda mais com a diminuição dos investimentos nos países em desenvolvimento, o que gera um fluxo negativo de recursos, além de dificuldade em reembolsar os empréstimos e incerteza sobre o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Diante desse cenário, é crucial apoiar fóruns de diálogo multilateral como o G20, com o objetivo de fortalecer instituições e seus mecanismos, e desenvolver políticas para enfrentar a fome, a pobreza e as desigualdades, com uma efetiva participação do setor privado. Um ótimo exemplo é o próximo lançamento da “Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, pela Presidência brasileira do G20, prevista para novembro de 2024. Uma iniciativa que visa renovar o compromisso político, promover a troca de boas práticas e políticas, e fomentar a cooperação entre países. O Brasil se prepara ainda para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) em 2025.
O FIDA e o governo brasileiro mantêm sua forte aliança de colaboração concentrada, sobretudo, na garantia do desenvolvimento rural sustentável. Este compromisso conjunto na luta contra a fome, a pobreza e a desigualdade, principalmente através do fortalecimento da agricultura familiar e das ações voltadas para a resiliência climática, reflete na atual presidência brasileira do G20.
Em nota, Arnoud Hameleers, Diretor Nacional do FIDA no Brasil, ressaltou as contribuições da Agência da ONU na criação de um repositório global de políticas, elemento importante da Aliança Global, agregando com iniciativas bem-sucedidas na luta contra a fome e a pobreza, e promovendo a disseminação e adoção de tais iniciativas por governos comprometidos com a redução das desigualdades. Para Arnoud, "o Fundo desempenhará um papel fundamental, facilitando sua experiência e recursos na concepção de novas ações, e promovendo intercâmbios entre países, especialmente através da Cooperação Sul-Sul”. O diretor finalizou afirmando que "os desafios são grandes, mas os caminhos são possíveis."