Notícias
Tecnologias sociais melhoram a qualidade de vida na zona rural
Simples, baratas, fáceis de serem reaplicadas, de fácil manutenção e desenvolvidas a partir dos conhecimentos populares e locais, promovendo grandes impactos na vida das pessoas e comunidades. São assim as chamadas tecnologias sociais, que são um conjunto de técnicas e procedimentos que representam soluções para a inclusão social e melhoria da qualidade de vida.
Várias tecnologias sociais estão detalhadas em publicações disponíveis no site do AKSAAM, como a do Biodigestor Compacto e o Reuso de Águas Cinzas. No semiárido brasileiro, elas estão presentes na vida de milhares de famílias agricultoras.
No caso do Biodigestor Compacto, a cartilha explica a tecnologia de forma simples e prática, servindo como guia para sua construção e manejo. O equipamento produz biogás pela fermentação da matéria orgânica obtida a partir de esterco animal, possuindo uma capacidade de 1000 litros. Composto principalmente por gás metano e gás carbônico, o biogás pode ser utilizado para substituir o gás de cozinha, com um retorno econômico para o usuário e, consequentemente, menos impacto ambiental.
É uma tecnologia social com várias vantagens: é justa, por estar voltado para famílias que vivem no campo; é economicamente viável, ambientalmente sustentável, contribui com a redução da emissão de gases do efeito estufa e protege a saúde das pessoas através da eliminação da fumaça e da fuligem da queima de lenha.
Outra tecnologia social que merece ser mais disseminada é o sistema de reuso de águas cinzas, que são aquelas águas utilizadas nas pias e chuveiros das casas. Esse sistema resolve vários problemas para quem mora no campo, como a destinação do esgoto residência, a escassez de água para irrigar parte da lavoura e aumento na produção dos familiares familiares.