Adicionar ao carrinho

adicionando ao carrinho

aguarde

retirando do carrinho

SIRAF ajuda pequenos produtores do Nordeste a vender mais

Com essa plataforma, os empresários locais têm acesso às informações produtivas dos agricultores familiares por municípios, podendo comprar diretamente da produção da agricultura familiar, sem atravessadores.

O SIRF (Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar) foi desenvolvido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), em parceria com o Projeto AKSAAM, e financiado pelo FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola) em 2020. Com essa plataforma, os empresários locais têm acesso às informações produtivas dos agricultores familiares por municípios, podendo comprar diretamente da produção da agricultura familiar, sem atravessadores.

O sistema foi viabilizado pelo Consórcio Nordeste em todos os estados da região e em muitos já está sendo ampliado o número o cadastro de agricultores familiares.

No SIRAF também estão disponíveis informações estratégicas para elaboração de editais, definição de cardápios de restaurantes públicos, merenda escolar, refeições em presídios etc. Permite ainda realizar o levantamento da produção agrícola de grupos específicos, tais como quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, jovens agricultores, mulheres, entre outros.

Com o sistema, os órgãos de assistência técnica rural (bem como órgãos de controle) podem realizar um processo de homologação, que possibilita a verificação do que realmente é produto da agricultura familiar, permitindo, dentre outras coisas, coibir a presença do atravessador nas compras governamentais, bem como controlar a qualidade dos alimentos comercializados.