Notícias
Representantes do FIDA e Aksaam participam da volta aos trabalhos presenciais do Fórum de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste
Após duas edições remotas, o Fórum de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste voltou a ser realizado presencialmente em março deste ano. O retorno dos trabalhos presenciais aconteceu na cidade de Joao Pessoa, na Paraíba, na última quarta-feira (23), reunindo representantes de vários estados movimentos sociais e instituições ligadas a Agricultura Familiar, e foi acompanhado pelo coordenador do projeto Aksaam, Marcelo Braga, o Oficial de Programas do FIDA, Hardi Vieira e o Diretor País do FIDA, Claus Reiner. Na ocasião, Claus Reiner confirmou o apoio e participação do FIDA na Feira da Agricultura Familiar do Nordeste, que acontecerá em Natal-RN, no próximo mês de junho.
“A feira da Agricultura Familiar será um evento muito importante para o setor em todo o BRasil, pois mostrará as ações das diferentes Secretarias na coordenação das políticas públicas que apoiam os pequenos produtores. O FIDA é o parceiro do Fórum neste trabalho e fica muito orgulhoso em poder apoiar este evento, levando as experiências e iniciativas dos projetos e programas que financia no Nordeste que trabalham principalmente no fortalecimento das capacidades dos produtores, associações e cooperativas deles, e também para conectá-los com as políticas públicas dos Estados”, comemorou o Diretor País do FIDA, Claus Reiner.
Além de apresentar os detalhes da Feira, o Fórum também discutiu temas como a produção de alimentos saudáveis, implementação de tecnologias na agricultura familiar, atividades que incentivem a permanência dos agricultores, agricultoras e jovens no meio rural, comercialização de alimentos da agricultura familiar, ampliação de plataformas como vitrines dos produtos da agricultura familiar, a exemplo do SIRAF que recebeu apoio do Aksaam através de parceria com o Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).
“O Aksaam é o programa de Gestão do Conhecimento e nosso principal trabalho é justamente disseminar este conhecimento entre agricultores e agricultoras em todo a área que o FIDA atua. Estar neste Fórum é uma oportunidade muito importante para participarmos das discussões e contribuirmos nas tomadas de decisões acerca de novas políticas públicas para a agricultura familiar”, disse o coordenador do Aksaam, Marcelo Braga.
O encontro também debateu a Proposta de Integração dos Serviços Estaduais de Inspeção Agropecuária (SUSAF-NE), além de tecnologias para auxiliar a agricultura familiar, agenda programática do Fórum, e definiu encaminhamentos com discussões sobre um projeto de governo para agricultura familiar. Para o Oficial de Programas do FIDA, Hardi Vieira, o Fórum é uma ótima oportunidade para se discutir e desenvolver políticas voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar em todo o Nordeste.
“O FIDA participa desde o primeiro Fórum por considerar este evento um mecanismo para avançarmos no que nós chamamos de diálogo de políticas, que serve para propormos e discutirmos políticas públicas para agricultura familiar. Para o FIDA, é um momento muito importante de discussões e desenvolvimento de formas novas políticas públicas, além de aperfeiçoar cada vez mais os próprios projetos que o FIDA implementa junto aos estados”, explicou.
Além dos representantes do FIDA, participaram desta edição o Superintendente de Inclusão Produtiva do Estado de Alagoas Luciano Patrício Nascimento, e achefe de gabinete, Anne Liracy Canuto; a secretária da DAS do Ceará, Ana Teresa, e o chefe da Casa Civilm Dedé Teixeira; o secretário da SDR-BA, Josias Gomes, e o diretor da CAR-BA, Wilson Dias; os secretários da SEAFDS da Paraíba, Bivar Duda e Jonildo Cavalcanti; e o assessor especial da SE, Geovanni Medeiros.