Notícias
Relatório do FIDA destaca resultados positivos de quatro projetos
Um relatório divulgado pelo FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário) aponta que os projetos da instituição desenvolvidos no Brasil ajudaram a reduzir em até 17 pontos percentuais a pobreza entre as famílias beneficiadas no semiárido brasileiro.
O percentual de redução refere-se à chamada pobreza multidimensional, que abrange vários aspectos além da renda das famílias. Os pesquisadores destacam que já há um consenso no fato de que as famílias mais pobres estão sujeitas a outras privações associadas à falta de capital humano e social, à segurança alimentar, às condições de moradia e à sustentabilidade.
Foram avaliados os projetos Dom Helder Câmara, na Bahia; Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú - PROCASE, na Paraíba; Viva o Semiárido, no Piauí; e Projeto Paulo Freire, no Ceará. O relatório publicado apresenta também as lições aprendidas e os desafios encontrados em cada uma das iniciativas.
O objetivo da publicação é tornar mais acessíveis todos os conhecimentos. Para o FIDA, o relatório é importante não somente para a continuidade deste tipo de política na região, mas também para a orientação de futuras ações que busquem apoiar os agricultores familiares e promover o desenvolvimento rural no Semiárido do Brasil.
Para conhecer todos os dados da pesquisa, basta acessar o link abaixo, que direciona para o RELATÓRIO DE RESULTADOS E IMPACTOS FIDA NO BRASIL 2022.
http://www.aksaam.ufv.br/ToolSys/Download/Publicacao/72/80