Notícias
Relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos beneficia agricultura familiar
O governo federal anunciou um investimento de R$ 500 milhões para a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares de todo o Brasil. Os recursos são do Programa de Aquisição de Alimentos, relançado esta semana durante evento em Recife (PE).
O objetivo do programa é garantir incentivos concretos para a agricultura familiar através de compras feitas por órgãos públicos, realizadas com dispensa de licitação. Outro benefício dessa iniciativa é a formação de estoques públicos para evitar o aumento de preço dos principais alimentos, além de incentivar hábitos alimentares saudáveis.
A volta do Programa de Aquisição de Alimentos anima os agricultores familiares, que têm participação significativa na produção dos alimentos que vão para a mesa dos brasileiros. De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, eles são responsáveis por 80% do valor de produção da mandioca, 69% do abacaxi e 42% da produção do feijão.
O AKSAAM, com financiamento do FIDA, tem apoiado várias ações para o aumento da produção agropecuária. Todas as iniciativas têm como foco os grupos mais vulneráveis, como os agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, pescadores tradicionais, extrativistas e povos de terreiros), além de mulheres e jovens.