Notícias
Projeto Território e Cultura Alimentar no Ceará é registrado em vídeo legendado em inglês
O encontro de dois povos indígenas agora está ricamente registrado em vídeo legendado em inglês para que boas práticas, como o projeto Território e Cultura Alimentar no Ceará, alcancem um público maior. O povo Tremembé da Barra do Mundaú e a juventude Tabajara do Sertão dos Inhamuns viveram a experiência de um belo intercâmbio de saberes e sabores este ano.
O vídeo mostra que coletivo representante da juventude Tabajara do Sertão dos Inhamuns, que fica no município de Quiterianópolis, localizado próximo à divisa com o estado do Piauí, viajou 400 quilômetros para essa troca com o povo Tremembé da Barra do Mundaú, guardião da Área de Preservação Ambiental do Estuário do Rio Mundaú, no Ceará. Um paraíso natural, com praias, dunas e manguezais.
O objetivo dessa troca de conhecimentos foi fortalecer e dar amplitude a essas vozes resilientes na luta pela valorização da identidade territorial e preservação da sociobiodiversidade, como garantias de qualidade de vida e acesso ao alimento bom, limpo e justo.
O destaque da viagem foram as vivências no mar e no mangue, a colheita dos frutos da celebração, além do pôr do sol na gamboa e o batismo nas águas sagradas. O povo Tabajara também teve a chance de ver a preparação do chouriço, um doce tradicional, patrimônio de sua cultura alimentar, feito a partir do sangue ainda quente do porco.
Numa roda de conversa, alguns dos responsáveis pelo projeto estimularam diálogos e reflexões entre os dois povos para identificarem o potencial de suas comunidades e oportunidades de fortalecimento econômico em seus territórios. Também se destacou a importância do consumo de alimentos produzidos localmente como uma das estratégias de resistência frente aos processos globalizantes.
Para ver o vídeo, basta acessar o YouTube do AKSAAM.
Território e Cultura Alimentar no Ceará
O projeto é uma realização da Associação Slow Food do Brasil (ASFB) e do AKSAAM – Adaptando Conhecimento para a Agricultura Sustentável e o Acesso a Mercados, projeto do FIDA – Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). A iniciativa tem o apoio dos projetos Paulo Freire (FIDA), São José (Banco Mundial) e a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco. As ações realizadas em território Tremembé contam, ainda, com apoio do CETRA.