Notícias
Pesquisa do AKSAAM aponta seguro paramétrico como eficaz para proteger agricultores do semiárido
Nas últimas décadas, o seguro paramétrico de índice climático (WII) tem sido apresentado como uma possível alternativa ao seguro de produtividade agrícola. Produtos desse tipo foram inicialmente desenvolvidos para ajudar agricultores climaticamente vulneráveis de países em desenvolvimento, onde o estabelecimento de um mercado de seguro rural bem estruturado tem se mostrado bastante complicado.
No Brasil, a região semiárida se destaca como aquela que concentra as condições ideais para a implementação de um produto de seguro do tipo WII, uma vez que abriga milhares de agricultores familiares vulneráveis ao clima. Pensando nisso, os pesquisadores Mateus P. Lavorato e Marcelo J. Braga desenharam, precificaram e avaliaram um seguro paramétrico com base em um índice de aridez para produtores de feijão e milho da região.
O resultado do estudo foi publicado no boletim Weather, Climate, and Society, da Sociedade Americana de Meteorologia, um periódico multidisciplinar com foco em pesquisas sobre a relação da sociedade com a variabilidade do clima e as mudanças climáticas de longo prazo.
✅ O estudo pode ser acessado em
<https://doi.org/10.1175/WCAS-D-22-0079.1>
Foto: Manuela Cavadas