Notícias
Mulheres rurais conseguem renda e autonomia com avicultura
A criação de galinha caipira desempenha um papel fundamental na agricultura familiar, tanto como forma de subsistência como para a geração de renda. E com base no potencial dessa atividade, o Projeto Paulo Freire (PPF) vem desenvolvendo várias ações com a avicultura caipira em 31 municípios do Ceará para reduzir a pobreza rural.
O projeto é uma parceria entre o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Governo do Estado do Ceará, que trabalham com entidades de assessoria técnica contínua. Entre os 533 planos de investimentos executados nas comunidades de atuação do Projeto Paulo Freire, a avicultura é a principal atividade e 70% deles estão sendo gerenciados por mulheres, o que deixa em evidência o protagonismo feminino na atividade.
Os projetos voltados para a produção de aves caipiras se baseiam nas características rústicas dessas aves, por serem consideradas mais resistentes às doenças, ao clima semiárido e menos exigentes com relação à nutrição quando comparadas às aves industriais.
A avicultura contribui diretamente para a redução das desigualdades sociais no campo e, por ter baixo custo de implantação, é viável às famílias, que são capacitadas sobre manejo, instalações, sanidade, higiene e alimentação das aves.