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Manual orienta gestão de espaços para venda de produtos da agricultura familiar

Os espaços de venda devem ser abertos de maneira estratégica, levando em consideração a diversidade da agricultura familiar.

Tanto quanto para produzir, os agricultores familiares também precisam de apoio para comercializar a produção. Mas é importante lembrar que os espaços de venda devem ser abertos de maneira estratégica. Foi pensando nisso, que o AKSAAM apoiou a criação do Manual de Autogestão de Espaços Físicos de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar, com recursos do FIDA.

Considerando a diversidade da agricultura familiar, é importante ressaltar que o manual deverá ser adaptado para cada realidade e contexto. Assim, a publicação detalha como fazer análise de viabilidade econômica, plano de negócio, além de orientações em relação à gestão, custos fixos, necessidade de capital de giro e outras ferramentas importantes para o sucesso do negócio.

Outro aspecto importante é que esses pontos de comercialização também funcionam como estratégia para a valorização da identidade da agricultura familiar. Além de venderem alimentos saudáveis e os mais diversos produtos, esses espaços são uma espécie de vitrine, que garante maior visibilidade para o setor. Também funcionam como ponto de encontro de consumidores conscientes.

O manual foi elaborado pelo Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador e à Trabalhadora (CETRA), pela Rede de Feiras e Agricultores e Agricultoras Agroecológicos(as) e Solidários(as) do Território de Sobral (CE) e pela Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Ceará. Para baixar a publicação, basta acessar o site do AKSAAM.