Notícias
IPHAN premia inventariamento da cultura alimentar de povos indígenas no Ceará realizado do AKSAAM e Slow Food do Brasil
O trabalho de Inventariamento Participativo da Cultura Alimentar dos Povos Tabajara do Sertão dos Inhamuns e Tremembé da Barra do Mundaú foi contemplado pelo 36º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional – IPHAN. A iniciativa tem como grande mérito a manutenção de práticas culturais relacionadas aos alimentos e o fortalecimento da soberania e segurança alimentar e nutricional.
À época do lançamento da publicação, o FIDA ressaltou a importância da iniciativa, que promove o reconhecimento e o fortalecimento da identidade cultural e territorial dos Tremembé da Barra do Mundaú e dos Tabajara do Sertão dos Inhamuns, no Ceará, tendo como foco os grupos mais vulneráveis, entre os quais jovens, mulheres e comunidades tradicionais.
Para O FIDA, o engajamento das comunidades indígenas nesse trabalho tem papel fundamental na valorização da cultura alimentar do planeta. A iniciativa foi financiado pelo Projeto AKSAAM com apoio do FIDA.
O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é promovido pelo Iphan desde 1987, como mecanismo de fomento às ações de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural brasileiro que, em razão da sua originalidade, relevância e caráter exemplar, mereçam registro, divulgação e reconhecimento público.
Para ter ver o conteúdo completo das publicações, basta acessar o site do AKSAAM.