Notícias
Histórias de luta de agricultoras de Sobral são destaque em cartilha
A cartilha “Mulheres e Agroecologia - Experiências de Bem Viver de agricultoras” é um convite para conhecer histórias que expressam o trabalho, a diversidade, a produção, a coragem, as estratégias, a criatividade, a resistência e a resiliência de mulheres camponesas do município de Sobral, no semiárido cearense.
São dez experiências de vida muito inspiradoras de mulheres que não desistiram de ter uma vida com melhor qualidade. Elas foram beneficiadas com assessoria técnica e puderam ter acesso a várias tecnologias sociais, como uso de águas cinzas, biodigestores, cadernetas agroecológicas e fogão ecológico.
A história de luta dessas mulheres inclui também formações, intercâmbios, oficinas e palestras. Algumas até participaram da capacitação de pedreiras, onde aprenderam a construir o sistema para reuso de águas cinzas. Para muitas mulheres e homens, foi um momento de grande superação e quebra de tabu
A publicação que reúne a experiência dessas mulheres é iniciativa do projeto Saberes do Semiárido, realizado pelo Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador e à Trabalhadora (CETRA), com apoio do Projeto AKSAAM e financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).