Notícias
Governo Federal aumenta teto do Crédito Fundiário para R$ 280 mil
O Governo Federal sancionou a lei que aumenta o teto do Crédito Fundiário para R$ 280 mil, o que vai permitir que famílias do campo adquiram mais terras próprias. Os recursos também devem cobrir os custos com assistência técnica, além de financiar estruturas como galpões, cercas, e outros.
Durante 2003, ano em que o Programa Nacional de Crédito Fundiário completa 20 anos, 1.542 novas áreas de terra foram entregues nas mãos de agricultores e agricultoras familiares. Ao longo das últimas duas décadas, o Crédito Fundiário já possibilitou que mais de 150 mil famílias realizassem o sonho de ter a sua terra própria. Ao todo, o programa já facilitou o acesso a mais de 3,1 milhões de hectares, o equivalente à área de toda a Bélgica.
Um dos pontos positivos dessa iniciativa é a ampliação do processo de reforma agrária, permitindo que mais famílias possam trabalhar em sua própria terra, contando também com assistência técnica e extensão rural para produzir com qualidade e de forma sustentável.
Neste ano de 2023, uma das grandes novidades do programa é criação de uma linha de crédito voltada para jovens de 18 a 30 anos, que considera o tempo de Escola Técnica Rural, Escolas Familiares Agrícolas, ou cursos de Ciências Agrárias nas Universidades como parte da experiência mínima de 5 anos necessária para adesão ao programa. Essa medida estimula a permanência dos jovens no campo, uma reivindicação antiga dos agricultores e agricultoras familiares.