Notícias
FIDA e MDA darão continuidade ao Projeto Dom Helder Câmara (PDHC)
O Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), que há 22 anos beneficia milhares de agricultores do semiárido nordestino, vai continuar atuando na região. Hoje, o diretor do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Claus Reiner, esteve com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, tratando da continuidade e aprimoramento das ações.
O terceiro ciclo do projeto, o PDHC III, tem como objetivo promover o acesso a políticas públicas, inovações e recursos que impulsionem sistemas alimentares sustentáveis, biodiversos e resilientes ao clima.
De acordo com a proposta técnica, o PDHC III será desenvolvido por um período de 6 anos, com investimento de U$ 45 milhões, sendo U$ 35 milhões aportados pelo Fida e U$ 10 milhões pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
O projeto deve atender cerca de 70 mil famílias da agricultura familiar, das quais 60% vivem em situação de pobreza e extrema pobreza e 60% são mulheres. As ações priorizam também os povos e comunidades tradicionais e as juventudes rurais.
Durante a segunda fase do projeto, que será encerrada em setembro de 2023, foram investidos U$ 50 milhões com ações desenvolvidas em 913 municípios dos 11 Estados do Semiárido. Mais de 60 mil famílias da agricultura familiar foram beneficiadas com iniciativas para reduzir a pobreza e a insegurança alimentar e nutricional, além das desigualdades de gênero, geração e étnico-raciais.