Notícias
Ferramenta calcula emissão de gases de efeito estufa em rebanhos na Caatinga
A produção pecuária é uma atividade bastante difundida na Caatinga, sendo o berço das raças brasileiras de pequenos ruminantes. A criação de caprinos e ovinos tem grande importância socioeconômica para o sustento e como fonte de renda para as pequenas propriedades familiares, além de preservar a cultura da região quando o assunto é o consumo de produtos provenientes destes animais. Por isso, essa atividade é objeto direto de atuação do FIDA em estados específicos da região.
A nova publicação que está disponível no site do AKSAAM traz o resultado de estudos que mostram estimativas de emissão de metano entérico e do manejo de dejetos de caprinos e ovinos, os quais foram descritos de acordo com os padrões de adesão de tecnologias utilizados para cada um dos sistemas de produção.
O estudo destaca que foi possível criar uma ferramenta de cálculo com perfil dinâmico, bem como gerar valores de emissão de metano entérico e do manejo de dejetos de caprinos e ovinos nos cenários propostos. Além disso, foi possível gerar valores preliminares de sequestro de carbono.
De acordo com a publicação, como há diferentes cenários na Caatinga e formas distintas de se realizar as criações de caprinos e ovinos, o objetivo foi avaliar e descrever essas realidades de produções familiares buscando a melhor adequação dos níveis tecnológicos, associando produção animal e preservação do ambiente. Assim, é possível a transferência de tecnologia para outros lugares com as mesmas características dos casos de sucesso estudados pelo FIDA.