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Ensino contextualizado no campo muda vida de jovens agricultores
A forma como a jovem agricultora Emily da Silva Gonçalves se relaciona com seu local de origem mudou completamente quando ela começou a estudar na Escola Família Agrícola de Sobradinho (EFAS). A instituição adota como metodologia de ensino a educação contextualizada no campo e a pedagogia da alternância, que significa passar tempo tanto na sala de aula como na comunidade.
Emily mora na comunidade Serra da Boa Vista, no município de Juazeiro, região norte do estado da Bahia, e cuida de uma agrofloresta na propriedade da família. No local são cultivadas plantas frutíferas e uma diversidade de plantas perenes e anuais que produzem alimentos, flores, madeira, matéria verde para a cobertura do solo, promovem a fixação de nitrogênio no solo, além de produzirem sementes crioulas.
Com a implantação do sistema na área, a estudante conseguiu envolver toda família em torno do projeto, desde a sua implantação até o manejo das plantas, do solo e da irrigação. Além disso, o SAF contribui para a produção de expressiva diversidade de plantas, produção de alimentos saudáveis, proteção do solo e a integração dos demais subsistemas da propriedade, tornando o ambiente mais resiliente e sustentável.
Para Emily, o aprendizado na EFA foi transformador. “Pude aprender sobre o lugar onde vivo, compartilhar em comunidade meu aprendizado e valorizar o lugar onde fui criada, no interior do meu Semiárido, em área rural. Além de formação agropecuária sinto que na EFAS o ensino é voltado a preparar o jovem para a vida e lutar pelas suas conquistas”, ressalta.
O agroecossistema da família recebe Assessoria Técnica e Extensão Rural – ATER através do Programa Pro-Semiárido, executado pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) com apoio da CAR/SDR e FIDA.
O começo dessa jornada foi quando a agricultora e outros 14 estudantes de cinco Escolas Famílias Agrícolas (EFA’s) foram selecionados como bolsistas para participar do projeto “SAF EDU EFA Intercâmbio de Conhecimentos das Escolas Famílias Agrícolas sobre Educação Ambiental, Sistemas Agroflorestais e Produção Agroecológica”. Cada estudante recebeu apoio para implantar sistemas agroflorestais nas suas propriedades.
Conheça mais detalhes dessa história inspiradora acessando a publicação disponível no site do AKSAAM.