Notícias
Diversificação agrícola garante mais segurança financeira para pequenos produtores
A diversificação agrícola é essencial para a sustentabilidade das pequenas propriedades. Na região do semiárido, os agricultores familiares beneficiados pelos projetos do FIDA recebem orientações para desenvolver atividades diferentes por parte de um ou de vários membros da família para aumentar as fontes de renda. Assim, eles têm mais segurança e menos variação nos ganhos financeiros.
Entre as atividades agropecuárias dentro do estabelecimento, os produtores podem diversificar as atividades com a lavoura, pecuária, silvicultura e pesca. No caso de serviços não agropecuárias, podem ser alternativas os serviços de turismo, alimentação, além de atividades de transformação de alimentos e fibras (agroindústria).
Fora das propriedades, as opções para ter fontes extras de renda podem ser empregos fixos e temporários, aluguel de terras ou equipamentos, trabalhos autônomos ou assalariados no comércio e serviços, além de rendas de aposentadorias, pensões ou programas sociais
No site do Aksaam, a cartilha “DIVERSIFICAÇÃO AGRÍCOLA: estratégias de convivência com os riscos climáticos no Semiárido Brasileiro Nordestino” funciona como material de apoio para os profissionais que trabalham com as famílias agricultoras para facilitar o acesso a informações técnicas agrícolas que podem orientar na produção agropecuária e reprodução social na área rural.