Notícias
Democratização de conhecimento pode ampliar produção sustentável de alimentos
A necessidade de compartilhar conhecimentos com setores produtivos para superação da fome e a produção sustentável, especialmente de alimentos, foi um dos principais temas discutidos durante o “Seminário Internacional Temas críticos para o Terceiro Salto da produção de alimentos em âmbito Global”. O evento foi promovido na última quarta-feira pelo Instituto Fórum do Futuro, Banco Mundial, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Projeto AKSAAM, que atua para melhorar a produtividade dos agricultores familiares do semiárido.
Os palestrantes destacaram o papel da Bioeconomia Tropical, que utiliza novas tecnologias para criar produtos e serviços mais sustentáveis e observaram que é urgente fazer com que essas inovações cheguem aos produtores rurais, especialmente aos pequenos que compõem a agricultura familiar. A proposta é que sejam definidas políticas públicas que realmente garantam melhoria da qualidade de vida de quem está em situação de extrema pobreza, preservando os recursos naturais para as futuras gerações.
Para o professor Marcelo Braga, coordenador do AKSAAM, as discussões sobre desenvolvimento sustentável devem avançar para que saia do plano retórico. “Temos que pensar numa bioeconomia pautada também na inclusão dos povos tradicionais, das mulheres, dos jovens e na valorização dos saberes locais para garantir o protagonismo das comunidades”, ressaltou,
Todo o conteúdo do seminário está no canal do AKSAAM no YouTube: https://www.youtube.com/c/Aksaam