Notícias
Coordenador do Aksaam faz palestra de abertura em Encontro Regional sobre comercialização do Projeto Viva o Semiárido, no Piauí
Com o tema “Os desafios da Comercialização na Agricultura Familiar: contexto atual, perspectivas e oportunidades”, o coordenador do projeto Aksaam e professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Marcelo Braga, fez a palestra inicial do Encontro Regional sobre comercialização do Projeto Viva o Semiárido, que acontece na cidade de Picos, no Piauí, até a próxima quinta-feira (7). O evento marca o encerramento do projeto Viva o Semiárido, que é apoiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no estado e teve início no ano de 2013, beneficiando 89 municípios dos territórios de desenvolvimento.
Na palestra, Marcelo Braga fez uma apresentação dos dados sobre os impactos do PVSA no estado do Piauí, que revelaram uma diminuição no índice de pobreza multidimensional em sua área de abrangência em 10%, baixando de 39% em 2015 para 29% em 2020. A pesquisa ainda apontou que as áreas de maior sucesso do projeto foram a participação de jovens e mulheres em ações comunitárias, associatividade e autoconsumo.
Após a palestra de abertura aconteceram diversas apresentações de boas práticas e relatos de experiências dos projetos comunitários beneficiados, associações, cooperativas e centrais. Nos dois dias de programação, o evento vai discutir os Investimentos, ações, resultados, aprendizados do PVSA nas comunidades quilombolas. Este está sendo o primeiro de quatro encontro semanais que acontecerão ao longo do mês de julho.
O projeto Viva o Semiárido foi fruto de parceria do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Governo do Estado do Piauí, para reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida das populações com maior nível de carência social e econômica no meio rural do Semiárido. Agricultores Familiares, Mulheres, jovens e quilombolas são o público prioritário do projeto.