Notícias
Comercialização de produtos da agricultura familiar ainda é desafio
A agricultura familiar ainda enfrenta algumas dificuldades para comercializar seus produtos. Sem muitos investimentos governamentais nesse setor, os pequenos produtores enfrentam desafios para entrar em diferentes mercados, vender os produtos a preços justos, que possibilitem maiores ganhos para a ampliação da produção, a melhora na produtividade e a permanência das novas gerações no campo.
Para ajudar os produtores familiares de 31 municípios do Ceará no escoamento da produção rural, o Projeto Paulo Freire (PPF) fomentou iniciativas que contemplaram diversas atividades produtivas com potencial de comercialização dos produtos e acesso aos diversos mercados. O PPF é resultado de uma parceria entre o Governo do Ceará e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
Os projetos foram estruturados com base social, econômica e agroecológica, visando melhorias na produção, comercialização, menor impacto no meio ambiente e sustentabilidade da atividade. A equipe do PPF ofereceu capacitações dos produtores sobre a produção nas diversas atividades existentes no campo e também voltadas para o produto final e sua comercialização, com base na economia solidária.
Atualmente, as formas de comercialização envolvem mais interações sociais, políticas e culturais. Assim, é possível ver com mais frequência feiras agroecológicas, espaços fixos, mercados locais, que vendem produtos da agricultura familiar. São espaços que permitem estreitar as relações entre o consumidor e o produtor ao excluir a figura do atravessador, garantindo assim preços justos e maiores ganhos.
Outro ponto importante de destacar são os mercados institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimento da Agricultura Familiar (PAA), criado em 2003, com o objetivo de garantir segurança alimentar e políticas públicas voltadas para beneficiar o pequeno produtor.
O PAA é considerado como o ponto de partida para mudanças importantes na comercialização e no sistema de produção do pequeno agricultor, principalmente em relação à variedade na produção, reforçando a prática de policultivo.
Uma das novas estratégias que já veem sendo utilizadas na agricultura familiar para a comercialização dos produtos é o uso de plataformas digitais, como o WhatsApp e Instagram. Esses aplicativos ganharam mais destaque durante a pandemia de Covid-19 e contribuíram para amenizar os efeitos negativos e a geração de renda para as famílias.