Notícias
Cartilha destaca importância dos microrganismos eficientes na agricultura
Uma tecnologia social acessível e de baixo custo que pode ser ajudar os pequenos produtores rurais é o preparo de microrganismos eficientes, seres muito pequenos (fungos e bactérias) que vivem naturalmente em solos férteis e em plantas. Eles atuam na formação do solo, realizam a ciclagem de nutrientes, a degradação de poluentes e são responsáveis pelo controle biológico de doenças e pragas, o que reduz os custos com defensivos.
Uma cartilha disponível no site do AKSAAM sobre esse tema traz uma série de informações para quem tem interesse em preparar microrganismos eficientes. O objetivo da publicação é difundir essa tecnologia social que torna a atividade agrícola sustentável e competitiva.
A utilização de organismos vivos como prática agrícola adequada ao ambiente e a saúde humana, é muito próxima da Agricultura Natural, que utiliza tecnologias ecológicas, com máximo proveito da natureza, das ações do solo, dos organismos vivos, da energia solar, dos recursos hídricos. As técnicas estão fundamentadas no método natural de formação do solo.