Notícias
Brasil registra pela primeira vez região árida de deserto
Estudos realizados por órgãos do Governo Federal mostraram que o Brasil tem áreas com clima árido, semelhante ao de desertos. Tudo provocado pelas mudanças climáticas que aumentaram a temperatura da terra e também pela degradação do ambiente devido ao uso humano.
O trabalho realizado pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) aponta que o índice de aridez cai a patamares inéditos, aumentando áreas em desertificação. Eles também desobriram que a aridez também está relacionada ao fator atmosférico, atingindo áreas degradadas, que enfrentaram uma redução nas chuvas ao longo dos últimos anos.
Os pesquisadores fizeram o levantamento utilizando dados até 2020. O estudo mostra que as áreas áridas aparecem na região norte da Bahia, mas ressalta que o processo de aridez do clima avança por todo o Brasil, com exceção da região Sul.
Segundo a ONU, a degradação da terra prejudica o bem-estar de cerca de 3,2 bilhões de pessoas. O uso insustentável da terra, a agricultura e as práticas de gestão do solo são os principais impulsionadores da desertificação, degradação da terra e seca.