Notícias
Agricultura familiar vai abastecer hospitais no Rio Grande do Norte
De forma inédita, os pequenos produtores rurais do Rio Grande do Norte vão passar a fornecer produtos para 20 unidades de saúde do Governo do Estado. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar e garantir alimentos saudáveis para pacientes e servidores da rede pública.
Um total de 11 cooperativas e associações rurais assinaram contrato com o governo estadual, que está investindo R$ 1,9 milhão no projeto. “Agora estamos indo além da aquisição só para a merenda escolar, entrando na saúde pública. São investimentos em que ganham os trabalhadores da agricultura familiar, os hospitais e os pacientes”, disse a governadora Fátima Bezerra.
A meta do governo do Rio Grande do Norte é ampliar o projeto em 2024, com a previsão de investimento em torno de R$ 8 milhões por ano. A proposta é de que a distribuição seja regionalizada, com as cooperativas e associações atendendo às unidades de saúde mais próximas, garantindo a manutenção da produção das refeições.
O acesso ao mercado consumidor é um dos grandes desafios para a agricultura familiar. Projetos como esse desenvolvido pelo governo do Rio Grande do Norte são muito importantes para a geração de riquezas e empregos no campo, além do estímulo à produção e ao consumo de alimentos saudáveis.
Foto: SAF Piauí - Geirlys Silva