Notícias
I FENAFES: Estande do FIDA e Aksaam é destaque em Feira da Agricultura Familiar realizada no RN
O estande montado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), e projeto Aksaam, foi um dos grandes destaques da I Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada entre os dias 15 e 19 de junho, em Natal-RN. O espaço recebeu autoridades, a exemplo da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra e o Diretor País do FIDA, Claus Reiner, além do Oficial de Programas do FIDA, Hardi Vieira. Nos quatro dias de evento, centenas de publicações, dos mais variados temas, foram distribuídas entre as pessoas que visitavam a feira.
O espaço criado pelo projeto Aksaam homenageou as pessoas que fazem parte do publico prioritário dos projetos do FIDA em todo o mundo,. Objetos que faziam referência as mulheres agricultoras, povos tradicionais, pessoas negras, e juventudes, compuseram a decoração do estande que chamou a atenção de quem por ali passava.
“Eu achei muito bonito este espaço. Até para quem não entendia mais a fundo o trabalho do FIDA como eu, deu pra ter uma noção exata deste trabalho. Gostei das publicações e da recepção das pessoas que estavam no estande”, disse a agricultora Helena Fernandes, do estado de Sergipe.
Na tarde do sábado (18), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, visitou o estande e foi recebida pelo Oficial de Programas do FIDA, Hardi Vieira, e o coordenador do Aksaam, Marcelo Braga. Na ocasião, a gestora estadual recebeu algumas publicações produzidas pelo projeto das mãos dos representantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e FIDA.
“Foi uma ótima oportunidade para conversarmos sobre o trabalho do FIDA pelo Nordeste e mostrarmos os resultados que já obtivemos nestas ações. Encontros como este são de extrema importância para que FIDA possa expandir ainda mais a sua atuação, sempre focada no fomento da agricultura familiar”, considerou Hardi Vieira.
O coordenador do Aksaam, Marcelo Braga, avaliou como positiva a presença do projeto durante todos os dias da feira, principalmente pela oportunidade em levar informações acerca da comercialização de produtos da agricultura familiar em suas publicações. “A AF tem uma importância muito grande para a sociedade brasileira, mas ainda existem vários gargalhos quando o assunto é comercialização. Nossa presença veio justamente para identificar e discutir sobre estes gargalos e propor alternativas em termos de políticas públicas e ações que possam melhorar esta problemática”, disse.
Para o Diretor País do FIDA, Claus Reiner, a realização de feiras como esta vem destacar a importância e a força da agricultura familiar para a economia brasileira. “Somente no Nordeste são mais de dois milhões de famílias que vivem diretamente da agricultura familiar, e que são responsáveis pela produção de mais de 80% destes produtos que vão para as mesas da população. Essa feira nos mostra justamente a diversidade e a força de produção de todas estas pessoas”, avaliou.
Clique no vídeo abaixo para ver mais imagens do estande, ou no arquivo para baixá-lo em seu dispositivo